Cinco Dicas contra a Ansiedade antes da Viagem

Tenho notado uma grande pressão no viajante durante os preparativos - como podemos curtir mais essa hora, em vez de ficarmos nervosos?

O único jeito de não ficar ansioso é se prevenir antes! Com poucas precauções, tudo o que acontecer durante a viagem vão ser histórias que vocês vão contar quando voltarem!

Hoje em dia, com um pouco de informação que se encontra abundantemente na internet, voce consegue se organizar e evitar ao máximo surpresas desagradáveis, e não é difícil!

Veja abaixo as cinco dicas que preparei pra você:

Passeios guiados ao centro histórico de Roma: Palácio Pamphili
Foto da embaixada brasileira em Roma, Piazza Navona - 
o nosso consulado fica atrás da embaixada!

1) Endereços de consulados brasileiros por onde for passar. 

Leve uma lista dos endereços e telefones dos consulados brasileiros dos países pelos quais vai passar.
Qualquer coisa que aconteça com você do ponto de vista burocrático durante a viagem, o consulado vai ser o seu parceiro!

O consulado brasileiro de Roma fica na Piazza di Pasquino, 8, 00186 Roma, Itália, e o telefone é +39 06 688 9661. O consulado fica aberto ao público de segundas à sextas, das 08.30h às 11h.

2) Xerox de documentos e cartões

Partindo do princípio que você já controlou se seu passaporte tem a validade solicitada pelo país que vai visitar, seguem algumas sugestões para proteger seus documentos.

Ande com um xerox do seu passaporte, quando sair do hotel. Deixe os documentos originais no quarto e em cofre, se for possível.
Mantenha também cópias de documentos e cartões de crédito no hotel.

Quanto à dicas de segurança, no que tange Roma, leia o post que fiz com amor pra você: Segurança em Roma http://guiaderoma.blogspot.de/2014/08/seguranca-em-roma.html.

Imagem ilustrativa de passaporte
Ande na rua somente com cópias do teu passaporte!

O próprio site do Itamaraty há recomendações quanto à segurança em Roma: http://cgroma.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml.

3) Seguro de extravio de bagagem, seguro de saúde para viagem

Faça sim um seguro de saúde e extravio de bagagem. O preço destas coisas não é nada em relação à tranquilidade que elas vão te dar (caso você precise ou não do seguro!).

4) Informações sobre como bloquear seu cartão de crédito

Em primeiro lugar, se o cartão for novo, ou se for utilizá-lo pela primeira vez no exterior, certifique-se que ele foi desbloqueado e está apto para ser utilizado: a  maior parte dos cartões vêm bloqueada para o exterior para a sua segurança.

É bom ter todas as informações para poder bloquear o seu cartão o mais rápido possível.
Peça os contatos ao teu gerente de banco ou olhe no contrato antes de viajar, pois os links aqui abaixo podem mudar com o tempo!

Aqui, que o VISA diz sobre isso: https://www.visa.com.br/site/sobre/perdeu-seu-cartao.
As informações da Mastercard: http://www.mastercard.com/br/consumidores/servicos-emergencia.html.
As informações para o American Express Global Travel Card: https://www.americanexpress.com/brazil/personal/travel/prepaid-travel-card/Perguntas-Frequentes.shtml.
O que o site da Diners diz: http://www.diners.com.br/atendimento/.

Atenção! Aqui na Itália os cartões mais aceitos são Visa e Mastercard!

4) Roupas e clima

O clima no mundo tem estado muito atípico. Por exemplo aqui em Roma, o último verão (2014) foi extremamente chuvoso, e isso NUNCA acontece. O inverno de 2014-2015 tem sido extremamente frio; isso também é muito estranho.

Em todo o caso..... é sempre bom ter uma ideia geral do que acontece na tua destinação e vários sites oferecem um panorama do clima dos lugares que você vai visitar: leia antes de fazer as malas! Se vier à Roma, as dicas de clima estão aqui: http://guiaderoma.blogspot.de/2010/02/clima-de-roma.html.

5) Planejar com equilíbrio

Dê uma olhada nos blogs que falam da sua destinação, pois seria muito chato voltar pra casa e descobrir que não viu coisas que te interessam e que estavam "bem ali do lado do seu hotel".

Aconselho uma lista balanceada de coisas para ver, mas que não sobrecarregue o teu programa. Alterne visitas à objetivos precisos com pausas para conhecer zonas que não estavam na sua lista, mas que voce descobre quando chega lá.

Esse é o primeiro post de 2015, Feliz Ano Novo e Boas Viagens!

De brasileiros para brasileiros na Itália: reserve aqui a sua guia de turismo que fala português.

Marcadores: , , ,