Pegar uma praia na Toscana

A Itália, terra que eu chamo casa há 17 anos, é para mim a representação do paraíso do nosso planeta. Eu me emociono todas as vezes em que entro nos Museus Vaticanos, na vastíssima área arqueológica  de Roma, nas Catacumbas, nas igrejas paleocristãs que foram constantemente restruturadas e adaptadas às modas dos períodos sucessivos, vou muito à Appia Antiga tomar um banho de beleza e mistério (além de um bom aperitivo ao entardecer!).

Eu, no Parco dell'Uccellina em 2014
Paz dos sentidos dentro da minha tenda e dentro da minha cabeça!

Minha Cabana no Parco dell'Uccellina, minhas férias de 2014
Aqui, como em muitas partes da Europa, o topless é uma coisa normal. 

A Itália tem um mar lindo, com diversas opções de praia, com rochedos ou areia. Não sou um tipo de multidões, por isso planejo as minhas escapadas às praias (de onde coordeno todo o trabalho, pois não posso nunca "tirar férias" como as pessoas que têm profissões tradicionais) ou pouco antes ou pouco depois da alta estação.

Eu, trabalhando nas férias do Parco dell'Uccellina na Toscana
Notícia boa: meu celular tem sinal, para casos de emergência!

Passeando nos pinheiros cheirosíssimos do Parco dell'Uccelina
Atravessando o bosque de pinheiros para comer um lanche

E para onde eu "fujo", quando preciso da Natureza para me ajudar a relaxar? Por exemplo, pro Parco dell'Uccellina, a apenas 170km ao norte de Roma!

A "marca registrada" desta praia são as cabanas com galhos que as pessoas fazem e que são utilizadas pelos visitantes para se protegerem do sol: em alguns casos, verdadeiras obras de arte!

Cabanas típicas da praia do Parco dell'Uccellina
Cabana feita por "artista anônimo" com galhos e troncos da praia

Eu, feliz da vida passeando pela praia no Parco dell'Uccellina
Você sai daqui encantado com estas estruturas!

As cabanas típicas do Parco dell'Uccellina; eu, com os meus panos na cabana
Cobrimos com cangas a tenda para fazer uma sombrinha!

O parque nas margens do Mar Tirreno é uma reserva natural protegida desde 1975 e possui uma área de 9800 hectares. As cidades que os delimitam são Principina (N), Alberese (L) e Talamone (S).

A paisagem daqui é caracterizada por bosques de pinheiros, alguns pequenos lagos, dunas e zonas de pântano. No Brasil, falamos muito da zona da Mata Atlântica, aqui o equivalente (mediterrâneo, obviamente), seria a Macchia Mediterranea. O rio que atravessa a Toscana e passa pelo parque para desaguar no mar, é o Ombrone.

Raposa que eu fotografei, nunca tinha visto tão de perto como no Parco dell'Uccellina, na Toscana
Fiquei apaixonada por essa presençinha no nosso caminho!

A coisa mais linda que me aconteceu durante a minha última estadia por aqui, foi ver raposas de perto. Amo raposa, fiquei super-emocionada de poder chegar perto de uma que estava perto do único quiosque que vende comidinhas e bebidas e que não fica diretamente na areia, mas depois de um caminho através do bosque de pinheiros (a zona que escolhi). Não é lindo isso? Nada de gente gritando na praia, paz total dos sentidos!


Depois de tomar um drink no bar, voltando à praia no Pardo dell'Uccelllina, na Toscana
Maravilha de praia para zerar o estress!

Então, o parque é um maravilhoso lugar para observar pásssaros e ver alguns animais no seu habitat natural, como fuinhas, raposas, gatos selvagens, castor, mas também o falcão pescador, porcos-espinhos (que os antigos romanos trouxeram da África), corujas, lobos, cervos, além de uma série de pássaros migratórios.

Toscana é igual a vinho, certo? Aqui no litoral da Toscana, no Parque dell'Uccellina, voce vai poder saborear a cerveja artesanal toscana, a Maremmana! Não perca essa cerveja, que tem 7,2% de teor alcoólico!

Cerveja artesanal Maremanna, típica desta região
Cerveja artesanal toscana. Uma delícia!


Para quem quiser frequentar o parque, aproveito para incentivar um comportamento que respeite as suas leis, que podem ser resumidas em:
- Sempre caminhar dentro das marcações das trilhas.

Curtindo o passeio nos pinheiros do Parco dell'Uccellina
Caminhe dentro dos limites das trilhas!

- Respeitar o meio ambiente e não colecionar pedras, não remover nenhuma parte da vegetação.
- Evite barulho.
- Não deixar nenhum tipo de lixo na praia, seja esse orgânico ou não.
- Nunca acender fogueiras ou deixar objetos inflamáveis na natureza.
- Ao passear pelo parque, se encontrarem porteiras, deixá-las como as encontraram (fechadas ou abertas).
- Nnunca alimentar nem tocar os animais silvestres mesmo que estes pareçam dóceis.
- Animais de estimação (cães) não são permitidos no parque, nem mesmo com coleira!

Como chegar no Parco dell'Uccellina e informações úteis:

Se vier de carro, você paga retira um boleto na entrada e paga na máquina na saída. o pagamento é calculado pelo número de horas que você passa dentro do parque. Não é caro.

ENTE PARCO REGIONALE DELLA MAREMMA
Via Bersagliere, 7/9 - Alberese (Gr)
info@parco-maremma.it, www.parco-maremma.it

Administração do Parque dell'Uccellina
via del Bersagliere 7/9 - Alberese (GR)
Tel. +39 0564 393211 - Fax. +39 0564 407292, e-mail: info@parco-maremma.it
Aberto ao público de segunda à sexta das 9.00h às 13.00h.

De brasileiros para brasileiros na Itália: reserve aqui a sua guia de turismo que fala português.

Marcadores: , , ,