A Ilha Tiberina

Já falamos que a cidade de Roma é um museu ao ar livre, no post sobre a minha amada ViaAppia; às vezes penso quantas pessoas que por aqui passeam vêem a Ilha Tiberina como um dos seus monumentos mais importantes.

Tours portugues Roma
Sol nascendo na Ilha Tiberina

Naturalmente a origem geológica da ilha é tufácea, como todo o terreno da cidade, mas a sua origem mítica é ligada à expulsão dos tarquínios. O mito diz que a ilha se formou com o depósito de grão desta família, quando o último rei foi expulso, em 509 a.C. e os preciosos depósitos de grãos deste rei foram jogados no rio.

Tours portugues Roma
A igreja de São Bartolomeu

Durante o período imperial, quem passou por aqui deve ter visto a ilha no seu máximo explendor, coberta de templos (Júpiter Jurário, Fauno, Belona, Gaia, Tibre e Veiove) e decoração marmórea que aproveitava a forma natural da ilha para decorá-la como se fosse um navio! 

Tours portugues Roma
Resto da decoração marmórea da ilha

Desta decoração, infelizmente sobrou muito pouca coisa, mas é realmente emocionante, para um apaixonada como eu, descer nos subterrãneos de todos os palácios da ilha para ver o que resta: algumas colunas e muitas fundações de templos antigos.

Tours portugues Roma
Eu, tendo um "troço" ao ver as fundações do antigo templo

Tours portugues Roma
Coluna medieval, subterrâneos

Tours portugues Roma
Uma possível reconstrução da ilha, no tempo do império,
facilita a imaginação!

Um templo dedicado ao deus da medicina, Esculápio, foi construído no início do III séc. a.C.; o atual hospital em 1584, mantendo a tradição milenar do caráter curativo da ilha. Na antiguidade, o escravo que fosse curado aqui pelo deus Esculápio, adquiria a sua liberdade!

Tours portugues Roma
Detalhe delicioso da Torre Caetani, sobre a Ilha Tiberina

Emocionante passar sobre a ponte Fabricio, do ano 64 a.C, e visitar as duas igrejas: São Bartolomeu na ilha e São João Calibita. Assuntos que vou tratar mais pra frente, fique ligado!

Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Marcadores: , , ,