O bairro Monti em Roma

Depois da descoberta de #TRASTEVERE, um dos bairros mais charmosos de Roma, você pode se interessar por Monti, onde subimos, descemos, subimos e descemos no terreno acidentado.

Passeios com guia brasileira no bairro de Monti, em Roma, café

Monti fica colado no Foro Romano e as muitas ruas que você percorrerá aqui guardam passos de dois mil anos nas suas memórias - de fato, este bairro era chamado Suburra na antiguidade e era uma zona onde você não passearia com seus filhos!

Os outros limites do bairro são a Via Cavour (que não faz parte do percurso de ruas antigas, pois foi realizada pelos piemonteses), a grande Santa Maria Maior, no Monte Cispio, e a Via Nazionale.

Praça central de Monti, em Roma

A Suburra pode ser considerada o bairro mais antigo de Roma e foi onde o rei Servio Túlio, de origem etrusca, escolheu para viver.
O Argiletum, a rua que ligava a Suburra ao Foro foi percorrida por Horácio, Marcial, Sêneca e Júlio César (que viveu aqui).

Ex escadaria de um famoso centro cultural, o Angelo Mai

A Salita dei Borgia, além de ser uma escadaria maravilhosa, decorada com folhas de hera  na primavera, ficou famosa pelo fratricídio dos filhos do Papa Alexandre VI. A subida ("salita", em italiano), leva à deliciosa pracinha da Igreja de São Pedro Acorrentado.

Lojinhas charmosas de Monti, em ROma

A tradição nos conta que o famoso santo e mártir da igreja, Lourenço, ficou preso na pequena igreja chamada São Lourenço em Monti ou São Lourencinho, quando a Via Urbana ainda se chamava Vicus Patricius.

Atardecendo em Monti, Roma, escadaria Borgia


A Praça Madonna dei Monti oferece um café com vista para a fonte, ponto central do bairro - aliás, ali tem uma das poucas igrejas ortodoxas de Roma, a igrejas dos Santos Sergio e Bacco dos Ucrainos.

A maravilhosa Santa Praxede, no bairro de Monti, Roma

A via dei Serpenti tem uma sorveteria maravilhosa que resiste fortemente todas as crises; a via del Boschetto é a rua dos restaurantes. A via degli Zingari  foi palco de tristes acontecimentos durante a II Guerra Mundial e, quanto às igrejas, as mais importantes são Santa Pudenziana, Sant'Agata dei Goti, São Francisco de Paula além da São Lourenço, que foi mencionada anteriormente.

Andar de bicicleta em Monti, Roma

O sol se põe e vemos um dos maiores espetáculos da natureza neste lugar desta cidade tão especial que é  Roma!

O bairro de Monti fica muito perto do Foro Romano

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Marcadores: , , ,