O nosso city tour Anjos e Demônios

O nosso city tour Anjos e Demônios


O nosso city tour Anjos e Demônios é um passeio para fortes corações! Seguir os passos do Prof. Langdon é uma maneira diferente de mergulhar na essência de Roma: o Antigo e o Barroco, com uma pitada de Renascimento. Neste tour vamos direto a alguns monumentos importantes e igrejas que representam pedras milhares da História da Arte e Arquitetura.

Igreja Santa Maria della Vitória, Roma


Monumentos e igrejas visitados no Tour Anjos e Demônios


Sem dúvida o Pantheon é o edifício antigo mais amado não só por leigos, mas por engenheiros e arquitetos, pois a simplicidade do seu desenho deixa as maiores inteligências perplexas há dois mil anos. Visitá-lo no contexto de um roteiro de um filme americano pode ser um modo fácil de apresentar esta obra monumental à crianças ou somente ter a oportunidade de saber mais sobre as técnicas e materiais de construção e o contexto no qual foi construído.

Praça de Santa Maria Sopra Minerva, Roma

A pequena e discreta Santa Maria del Popolo poderia passar despercebida ao marinheiro de primeira viagem, mas quem conhece Roma vai saber desvendar os mistérios de Anjos e Demônios, indo além do filme e mostrando um pintor de caráter genial e demoníaco, como o Caravaggio, que tem dois quadros em uma das capelas. O cenário do filme é a Capela Chigi, com a arquitetura de um Rafael Sanzio muito jovem e ambicioso que trabalha no monumento funerário de dois personagens importantes como os seneses Chigi, cujo funeral foi frequentado por nada menos do que 86 carroças da família do papa. Agostinho Chigi foi a grande figura do Renascimento romano que mandou construir e afrescar a VillaFarnesina; foi amante da famosa Impéria. A Capela Chigi é uma obra-prima construída em homenagem à Redenção e à Ressurreição em um ambiente de padres agostinianos da Roma renascimental.
Pantheon, Roma


O Castel Sant'Angelo é um monumento que deve ser compreendido em todas as suas fases, pois é interessante demais para que se percam detalhes desta também monumental obra do imperador Adriano. Este monumento foi inspirado por um mausoléu do Egeu do qual hoje não sobrou nada além das fundações; Roma nos oferece ainda a fantástica possibilidade de, não só observá-lo por fora, mas de entrar neste grandioso edifício. 

Esculturas do Bernini, Santa Maria del Popolo, Roma


O grande cilindro posicionado ás margens do Tibre é hoje um museu, mas foi monumento funerário, forte, prisão e aposentos papais. As suas dimensões se fazem sentir somente quando entramos no seu interior e visitamos os bastiões e subimos a rampa helicoidal entre uma das paredes que eu mais gostaria que pudesse falar – ou talvez não!
Castel Sant'Angelo, Roma - Tour Anjos e Demônios em português

A igreja de Santa Maria della Vitória, é visitada somente por apaixonados por arte e barroco, pois fica um pouquinho fora do centro histórico; passei horas, dias e anos lá dentro estudando-a e deliciando-me com a sua riqueza e posso dizer com tranquilidade que é uma das igrejas que, além da estória do Prof. Langdon, convém ter uma guia para que se possa apreçar melhor sua história, as suas obras de arte e a sua semântica velada - pois é muito mais do que uma igreja, é um museu! 

Na ponte Sant'Angelo, antes de entrar no Mausoléu de Adriano

No alto do Castel Sant'Angelo

Essa igreja tem uma história muito interessante pela sua posição geográfica e ficava longe da cidade. Durante a sua construção foram encontradas esculturas antigas; aqui temos altares maravilhosamente decorados com pedras semi-preciosas. A arquitetura é tipicamente Barroca e foram empregadas as ordens do Concílio de Trento. Temos revestimentos em diversos tipos de mármores, alabastro da Sicília, uma tela do Domenichino, um afresco atribuido anteriormente a Guido Reni, além do famoso "Êxtase de Santa Teresa" e tantas outras preciosidades.

O cappucino merecido do final do tour!

Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia. Garanta a sua viagem na Itália com guia em português particular da mais alta qualidade; não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Veja também os Museus Vaticanos, Capela Sistina e Basílica de São Pedro com a gente...
e o Coliseu e área arqueológica!

Marcadores: , , , , , ,