Cinco cúpolas de Roma e uma não cupola!

 Cinco cúpolas maravilhosas de Roma e uma não cúpola!


vista sobre as cúpolas de Roma,

A primeira coisa que os nossos amigos romanos fazem com a gente aqui, é nos levar para ver a cidade do alto, em uma das colinas. A vista da cidade com suas cúpolas, torres e campanários é uma beleza que maravilha viajantes (muitas vezes ilustres, como Goethe, Stendhal, Keats e Shelley) há centenas de anos - aqui apresentaremos cinco cúpolas e uma não cúpola da cidade.

City Tour centro histórico, Cúpolas de Roma


O "espetáculo" é tão bonito que pode ser admirado cedo, ao nascer do sol, durante o dia ou no por do sol. Para nós que somos apaixonados por essa cidade, Roma é um espetáculo em todas as horas do dia; na verdade pouca gente consegue descordar desta afirmação!

Aqui vai uma lista de cinco impressionantes cúpolas de Roma, escolhidas seja pelo alto nível técnico da execução, seja pela beleza e elegância com a qual estas estruturas apoiadas a muros com diferentes formas, se aventuram ao céu, para compreendê-lo, imitá-lo, enfim, representá-lo no interior da "casa de Deus".

City Tour centro histórico Cúpolas de Roma

A mais antiga e em excelente estado de conservação é a obra que deixa todos os arquitetos e engenheiros de boca aberta, com seus quase dois mil anos de idade: a cúpola aberta do Pantheon, realizada talvez pelo grande Apolodoro de Damasco, arquiteto do Imperador Traiano, e depois do Imperador Adriano.

O Pantheon fica no coração do centro histórico, muito fácil de chegar, abre às 09h e fecha às 19.30h (estão falando em cobrar um ingresso simbólico de €3, mas ainda não entrou em vigor, a entrada é gratuita). Esta cúpola pode ser vista muito bem do alto da colina Gianícolo.

City Tour centro histórico Cúpolas de Roma

Fazemos um salto de mil e cem anos e vamos ver a cúpola de Michelângelo, como gosto de chamá-la, que é a onipresente e a 133m de altura cúpola da Basílica de São Pedro. Michelângelo era florentino, isso não é um segredo, naturalmente a maior inflluência para projetar a cúpola da maior igreja de todos os tempos, a nova São Pedro, foi influenciada pelao cúpola do Brunelleschi.

O seu interior é decorado com mosaicos que representam os doze apóstolos, segundo um desenho de Cavalier D'Arpino (o primeiro estúdio onde trabalhou Caravaggio quando chegou em Roma) com um grande programa iconográfico que contém, entre outras coisas, os 12 apóstolos.

City Tour centro histórico Cúpolas de Roma

A cúpola da igreja de Santo Andrea della Valle foi realizada por ninguém menos que Carlo Maderno (simplesmente o arquiteto que desenhou a fachada da Basílica de São Pedro), inspirada por sua vez pela grande cúpola de São Pedro e é a terceira mais alta de Roma. Também podemos vê-la com muita nitidez do alto da colina do Gianícolo. Seus afrescos contam estórias da vida do santo e foram afrescados por Domenichino - um pintor que normalmente é apreciado em museus...

City Tour centro histórico Cúpolas de Roma

A primeira igreja dos jesuítas, igreja de Jesus, é uma das mais importantes de Roma por ser a primeira realizada após o Conselho de Trento, isto é, com as novas diretrizes da Igreja para combater o protestantismo que crescia com muita força. Os nomes ilustres nomes ligados à sua construção são do Vignola e do Della Porta. Os afrescos do seu interior são do famoso pintor genovês Baciccia e representam a Glória do Paraíso, com santos e anjos.
Essa cúpola pode ser vista muito bem do alto do Altar da Pátria.

Para finalizar, também do alto do Altar da Pátria, temos uma excelente vista sobre a cúpola da Igreja de Santa Maria de Loreto, no Foro Traiano. Arquitetura do Antonio da Sangalo, o Jovem, esta igreja é dos primeiros anos do século XVI e sua cúpola é assinada por um aluno de Michelângelo, o siciliano Giacomo del Duca.

A falsa cúpola de Andrea Pozzo em Roma

Ah! Mas tem a não cúpola que tinha esquecido de falar na primeira versão deste post. O genial pintor de Trento, Andrea Pozzo, realizou uma tela para a igreja de Santo Inácio de Loyola com 17m de diâmetro com o interior de uma cúpola pintada. Se você não souber que é uma tela, vai pensar de estar olhando um objeto arquitetônico e não um pedaço de tecido, bidimensional! É... Roma é cheia de pegadinhas. Esta igreja fica numa das praças mais lindas de Roma, a praça Sant'Ignazio.


Para compreender Roma são necesessários anos de estudo de arte, arquitetura e arqueologia e outros tantos anos para aprofundar este conhecimento e escrever artigos como este. Escolha uma guia profissional pois ela fará uma grande diferença na sua estadia.

Garanta a sua viagem na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Marcadores: , ,