Catacumbas de São Calixto na Via Appia

 Catacumbas de São Calixto na Via Appia

No maravilhoso parque da Via Appia existem as mais famosas catacumbas, ou cemitérios dos primeiros cristãos. As catacumba de São Calixto são das mais importantes e famosas pois possuem a Crypta dos Papas, pois no passado teve sepulturas de 8 bispos e 9 papas do séc. III d.C. (mesmo por que bispos e papas nos anos a.C. não existiam, não é mesmo?!).

Cripta dos papas

A "cripta" (caverna ou catacumba) dos papas é o momento mais emocionante da visita, pois aqui vemos algumas incrições em lastras sepulcrais com as iniciais epì(scopos) = bispo  ou  MTR = mártir. Além disso foi montado um pequeno altar com colunas retorcidas em mármore, que acentuam a sacralidade deste lugar - este passeio é ideal para quem é fiel ou ama a  história do cristianismo, como eu!

Afresco Jonas

As catacumbas foram escavadas no substrato de origem lávica, o tufo, que servia perfeitamente à função de cemitério, pois é uma pedra "maleável" quando se escava, mas após algum tempo em contato com o oxigênio, se solidifica e fica bem resistente.

Afresco Batismo

História e iconografia cristã nas Catacumbas de São Calixto

Estas catacumbas foram descobertas no século XIX pelo famoso e amado arqueólogo De Rossi. A maioria delas, já tinham sido naquele tempo, infelizmente, profanadas por bárbaros que procuravam no tesouros, como metais e pedras preciosas no seu interior.

Diversos afrescos
 
Logo depois da cripta dos papas, podemos apreciar a cripta da Santa Cecília alguns afrescos com a  representação da santa orando e do Cristo Onipotente com a bíblia na mão.

Afresco multiplicação pães e ânforas

Do ponto de vista iconográfico, o que mais vemos nestas catacumbas de São Calisto é o mito de Jonas, comparado ao Cristo, por ter ficado "três dias no ventre do peixe", Mateus 12-40: " Portanto, assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra. " É emocionante ver uma das primeiras representações de Jonas, do III século e pensar ao enorme Jonas do Michelangelo da Capela Sistina e refletir sobre o desenvolvimento da iconografia cristã, que, como já disse, é uma minha grande paixão!

Afresco Santa Cecilia e Cristo Onipotente

Após este passeio, os cristãos saem com a fé reforçada e os interessados por arte colocam mais uma peçinha no quebra-cabeça que é esta nossa História da Arte!


Para o seu roteiro personalizado na Itália com guia em português não hesite em escrever para Guia Brasileira em Roma para pedir seu orçamento.

Endereço das Catacumbas de São Calixto:
Via Appia Antica, 110/126

Horário de Abertura: Orario di apertura 09.00 -12.00 // 14.00-17.00
Fecho: quartas-feiras; De 26 Janeiro a 22 fevereiro  2017: Pausa invernal: Fechada dia 25 dicembre, 01 Janeiros e domingo de Páscoa.
Ingresso: € 8 

Marcadores: ,