Sobre mim

«In principio era il Verbo»
João, 1:1-5 

Vivo em Roma há 16 anos.
Estudei Artes Plásticas, em Hamburgo, na Alemanha, onde morei de 1990 a 1998.

Por causa da matéria História da Arte, comecei a frequentar Roma em 1996. Aprendi italiano, aprendi a história deles (que conta muito da nossa mesma história e língua), aprendi a a comer e a beber o que se come aqui e tudo  isso "educou" tanto o meu paladar e o meu modo de entender o mundo em que vivemos!
Foi (e ainda é!) uma delícia aprender o que Roma tem para ensinar. Mesmo uma viagem de uma semana já pode aumentar tanto o nosso horizonte!

Trabalhei para empresas de turismo alemãs a partir de 2007. Com grupos grandes, iniciei a visitar adegas na Toscana, assim como Cinque Terre, San Gimignano, Siena, Dolomiti, Verona e a região dos lagos perto de Roma, só para citar algumas cidades onde trabalhei.
Tive a sorte de conhecer e ter como colegas, italianos que me ensinaram um mundo de coisas que não se encontram nos livros e estar em contato com as melhores guias locais e que falam português.

Fui a única brasileira a trabalhar para a agência inglesa de elite ATG Oxford, com altíssimos níveis de exigência, durante um ano em Portugal e no vale do Dordogne, na França.

A rápida experiência fora da cidade eterna me serviu para entender mais ainda quanto eu conheço bem essa Roma! Por isso mesmo que eu iniciei este blog em português: a popularidade de Roma no mundo faz com que a oferta de serviços seja muito vasta, sem necessariamente ter a qualidade que faça jus ao seu nome e à sua idade.

Roma é dengosa, misteriosa e não se mostra ao visitante rapidamente: ela quer ser descoberta aos poucos, e é assim que conquista todos nós!

Gostaria que este blog ficasse tão completo de informações que mesmo as pessoas que não estão vindo à Roma possam ter a sensação de ter feito um passeio ao ler estas páginas.
Perdoem minhas deslizadas no português, isso quer dizer que minha avó (Psicóloga aposentada do Instituto de Psicologia da USP e orgulhosa de ter estudado na Caetano de Campos - para bom entendedor, poucas nomes bastam!) ainda não corrigiu ainda o texto!

Quem tiver a oportunidade de passear com alguém da minha equipe, vai ficar eternamente apaixonado por essa cidade; Roma não é uma cidade, é um tempo, é uma lenda-viva, uma entidade, é a própria estética, é a nossa própria origem!

Comente e aproveite as informações e os descontos nos hotéis que estou oferecendo aos leitores!
Comente e faça perguntas, pois só assim este blog poderá ser útil à mais pessoas que curtem Roma.

Apesar de ter chegado aqui há tanto tempo, só comecei a tirar fotos da cidade em 2010. Se quiserem dar uma olhada na minha coleção de imagens dos lugares que tenho ido, vejam meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/29853483@N02/.

Patricia, em Setembro de 2011

Escreva um email para patcarmobaltazar@gmail.com.
----------------------------------------------------------------------------------------------

Excursões com guia em Roma e transfers:

http://guiaderoma.blogspot.de/p/excursoes-com-guia-guided-tours_25.html
----------------------------------------------------------------------------------------------